Regra: Toque - Toque

REGRA TOQUE-TOQUE

Em 1945,O JORNALISTA CARIOCA FREDERICO MELLO CRIOU A REGRA DO "VAI LEVANDO" (TOQUE-TOQUE) QUE PERMITE AO JOGADOR UM NÚMERO ILIMITADO DE TOQUES.ELE SÓ PERDE O "DOMINIO" QUANDO NÃO CONSEGUE CHEGAR À BOLINHA APÓS UM DESTES TOQUES OU QUANDO A BOLA BATE NO BOTÃO ADVERSÁRIO.ESSA REGRA É A MAIS POPULAR ENTRE OS BOTONISTAS AMADORES.

RESUMO DA REGRA TOQUE-TOQUE

Tempo de jogo – 10x10 min sem intervalo e primeira bola fora. Expulsão – Falta simultânea em 2 botões corresponde a expulsão do botão. Goleiras – 4,5cm por 12cm travessão. Goleiro – 3,5cm altura por 7cm e 2,0 grossura, Zagueiros – 1,3 altura máxima e ficam junto ao goleiro, Campo – 93cm x 63cm mínimo( Xalingão )Max - 1,21x0,81Bola-Estilo botão de camisa social em formato de disco de 1cm.Times-10 jogadores pra cada lado e 1 goleiro. Os times podem ser de cores mistas e de tamanhos diferentes e não necessitando de escudos,mas o ideal é os times usarem algum número que os identifiquem. Substituições-Cada time pode fazer 3 substituições durante a partida. Juiz-Este conduz a partida e marca as infrações e ele fica de posse do cronometro e não deve mostrar as equipes. Se não houver juiz as equipes devem ter o bom senso. Cronometro-Sempre que a bola sair do campo de jogo o cronometro deve ser parado.

1) O desenvolvimento do jogo de Futebol de Mesa, é idêntico ao do futebol, “association”: uma vez iniciada a partida, cuja saída foi dada pelo quadro A, os botões deste devem procurar controlar a pelota impedindo que esta toque num dos botões do quadro B e seja assim interceptada. O objetivo dos quadros A e B dentro da “cancha” é de colocar a bola em condições de ser chutada à meta contrária com êxito; para isso é necessário que a bola ultrapasse em mais da metade de sua circunferência a linha divisória da “cancha”, ficando assim na metade da mesa que é defendida pelos quadros A e B.2) No caso de um botão do quadro A ser impulsionado e não tocar na bola, caberá a vez de jogar ao contendor do quadro B, que procurará tocar na bola por intermédio de quaisquer de seus botões, procurando naturalmente de preferência toca-la com um botão que esteja mais próximo da mesma; se este também por sua vez falhar, dará ensejo a qualquer botão do quadro A de continuar o jogo.3) Enquanto tocar na bola, o botão poderá avançar por toda a extensão da “cancha”.4) Uma vez que tenha um botão do quadro A tocado na bola diversas vezes consecutivas, controlando-a desse modo avançado, caso deixe de tocar na bola, uma vez sequer, já perderá a vez para o contendor do quadro B.5) Antes de cada arremesso a gol o contendor do quadro que vai arremessar deve avisar ao contendor adversário usando a expressão"À Gol".Nesse instante ele pode desvirar a bola para chutar a meta adversária. Se a bola estiver colada no botão o contendor pode pedir ''FICHA À GOL".6) Caso um contendor A impulsione o botão chutando a gol sem avisar ao contendor B para colocar o arqueiro, o gol será nulo.7) Os zagueiros ficam na pequena área e também defendem gol juntamente com o arqueiro.8) O arqueiro não pode ultrapassar a sua pequena área,sob pena de incorrer no free-kick, pena essa que deve ser cobrada em tiro livre indireto.
9) A cera não é permitida e cabe ao juiz verificar isso. Se for constatada a cera será marcada falta técnica a ser cobrada de dois toques de onde a bola parou. O contendor deve procurar sempre ir em direção ao gol adversário.10) Paleta-Os botões devem ser impulsionados pela paleta e comprimidos por essa e não empurrados. O que constitui um modo ilícito e será cobrada falta técnica de dois toques de onde parou a jogada.11) Retranca-Não é permitida a retranca que fecha todos os espaços do campo e que não permite o adversário passar.12) Faltas e penalti e cartões-Se um botão fizer falta violenta mesmo que não proposital ele ganhará cartão amarelo e duas será expulso. Falta em 2botões ao mesmo tempo ele ganha cartão vermelho direto. O penalti será marcado quando haver falta na área ou quando o técnico adversário impedir um gol com a mão ou o goleiro cair em cima do botão adversário ou ainda quando a bola bater na ficha do técnico.13) Tiro de meta, lateral e córner no tiro de meta o batedor terá que passar a bola pra um botão que não estiver na área(igual ao futebol association) e a bola tem que sair da área. O arqueiro tbem pode bater o tiro de meta. Lateral-Na cobrança de lateral a bola terá que ser passada e não colada em 2 jogadores. No córner a bola tem que ser passada e não colada em 2 botões e vale chutar a gol direto sem pedir a gol. Se for gol será válido e gol olímpico.14) Arrumação dos botões-Os botões só poderão ser movimentados em situações que a bola se encontrar fora de campo e tem 10 segundos pra efetuar a arrumação,obedecendo a distancia de 6cm entre os jogadores.


fonte: http://www.federacaoipanemadebotao.blogspot.com/