segunda-feira, 15 de março de 2010

Por quê a Regra Toque-Toque???


Estes lindos botões da foto acima, me foram cedidos pelo Marcelo Minuzzi, da Federação Ipanema de Botão ( F.I.B. ), devido ao intercâmbio entre nossas ligas. A minha é a Associação Maria da Graça de Futebol de Botão.
Pois bem, os botões acima, que se tornaram o meu ótimo time do Porto, são os chamados "puxadores", nome oriundo dos antigos puxadores ( "maçanetas" ) de móveis... São ideais para a regra Toque-Toque. Bons condutores, ótimos chutadores, os beques são um barato e até mais eficientes do que aqueles becões enormes, mais usados para mostrar banca, do que eficiência, pois mal cabem junto ao goleiro...
Muito se fala nas 3 regras adotadas como oficiais, no botonismo. Tudo bem, são oficiais e pronto. Mas o curioso é saber que a primeira regra que existiu, para o jogo de botão, a nossa Toque-Toque, tenha sido deixada de lado. A regra em si, é fácil de assimilar. Deixa mais o jogo correr. Não precisamos estudar a regra, de ponta a ponta... É basicamente a forma que todos começaram a jogar, ainda nos tempos dos panelinhas da Estrela...
Respeito todas as regras existentes, mas minha opinião é que a Toque-Toque busca mais o gol... Pois sem a limitação de toques, você pode dar um a mais para ficar mais ajeitado para o chute. Não tem que ficar, mentalmente, contando três toques com este, três com aquele, dois com este mais o chute... Nossa, muita tensão para algo que é por lazer!!!
Mas... cada um é livre para jogar na regra que mais gosta. O que estranho é apenas saber que a primeiríssima de todas, tenha ficado de lado e, mais que isso, uns até mesmo a discriminam. Mas, vida que segue!!! E viva a Regra Toque-Toque!!!

9 comentários:

  1. Olá, Sergio

    Bela materia e os botões são muito bonitos tb. meu mais uma vez obrigado pela sua colaboração em nos ajudar a divulgar não so a regra que jogamos como também o futebol de botão ( e não de mesa )rsrsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Grande, Sergio

    Mais uma vez venho lhe agradecer por ser um colaborador da Liga Tiradentes.

    Nosso amigo de intercabio o Marcelo tb. aceitou em ser um colaborador para que assim possamos juntos engrandecer ainda mais a regra que jogamos e este nobre esporte ( lazer ) que tudo indica esta voltanto como uma ave fenix, percebo isso nas lojinhas que tem aqui proximo de casa eles não estão dando conta das remessas de jogos de botão.

    Abraços
    Douglas

    ResponderExcluir
  3. Kevin, Douglas... Valeu mesmo! Esta luta é toda nossa e vocês também são PESSOAS QUE FAZEM, em prol do Botão! Outra coisa, eu também sou dos que preferem o termo "futebol de botão". Veja a Liga Tiradentes... Mudou de "FM" para "FB". A minha Liga tb é "FB". E digo mais, também gosto muito do termo "jogo de botão" !!! Rsrsrsrsrs... Ah, e que bom que o Marcelo Minuzzi vem somar com a gente nesta empreitada!!! Vamos todos juntos! É uma satisfação estar aqui com todos vocês...

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, Sergio!
    Mas discordo quando voce diz que a 'Toque-Toque' (ou 'Leva-Leva') foi deixada de lado, pois ela ainda é praticada por todos que começam a dar as primeiras palhetadas e até me arrisco a dizer que, por este moitivo, esta regra não morrerá nunca!
    As regras ditas 'oficiais' nada mais são do que a 'Toque-Toque' modificada. E até a própria 'Toque-Toque' muda em detalhes de uma rua pra outra.
    Mas o importante mesmo é a diversão e o coleguismo que o jogo proporciona.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nobre Jones, quando digo que ela foi deixada de lado, falo com referência ao CND, que ignorou, sim, a primeiríssima regra e adotou 3 novas regras, que ao meu ponto de vista pessoal, limitam um pouco o andar do jogo... E embora românticos, como nós, adoramos a Toque-Toque, experimente puxar este assunto numa roda de botonistas de clubes... É nste sentido que digo que ela ficou de lado...

    ResponderExcluir
  6. salve salve ...o blog esta muito legal, várias informações e bem bonito a cara dele..fique na pazzz

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog!Viva o botonismo!Acompanhem meus projetos na comunidade.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de registar que tambem gosto muito mais do termo FB do que FM.E a grande maioria dos nossos sócios ou ligas participantes do intercâmbio tambem preferem o termo FB,pois somos amadores e preferimos o termo futebol de botão e não futebol de mesa que é o termo preferido de quem partica as regras CND.Segue firme os projetos da FIB.Estou vendendo o livro pela net e vou por numa banca grande de revistas.E o projeto botão na escola também terá inicio!vejam o livro no blog da editora:
    http://cidadelaeditorial.blogspot.com/2009/11/marcelo-minuzzi-futebol-de-botao-uma.html

    ResponderExcluir
  9. O futebol de botão-Os benefícios que o esporte em geral proporciona ao indivíduo é um fato que não se pode negar. E com o Futebol de botão não poderia ser diferente. Essa atividade, além de lúdica e familiar, é grande geradora de amigos, pois agrega valores em ambiente saudável de socialização e de interação interpessoal, baseados na prática dos direitos e deveres, civis e morais.Os amantes do jogo de botão encontram nele um derivativo emocionante do futebol.É como se seus praticantes tivessem toda a atração de um campo de futebol em tamanho miniatura dentro de sua própria casa e tendo eles como técnico da equipe.A emoção,expectativa e vibração do jogo de botão é a mesma do futebol de campo.Por isso ele encontra adeptos fervorosos entre as crianças e também entre os adultos.

    ResponderExcluir