sábado, 6 de março de 2010

XX COPA SÃO PAULO

Eu, Felipe, Fernando e Tel estaremos participando no proximo dia 28/03/2010 da XX COPA SÃO PAULO, realizada pela LIGA MILLE NOVECENTO FUTEBOL DE BOTÃO e em breve estaremos postanto as fotos da nossa participação.

Abaixo o resumo da regra enviada pelo Marcelo responsavel pela realização do torneio.


REGRAS

A bola
A bola é um disco que será fornecido pela organização do campeonato.


Os jogadores
Cada equipe é composta de onze peças, uma das quais será o goleiro, e as outras dez, os "botões". Os jogadores são discos semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm.
É obrigatória a numeração dos mesmos e que tenham o mesmo distintivo ou alguma marca igual que possa identificá-los.


O goleiro
O goleiro é uma peça fixa, as medidas oficiais do goleiro são as seguintes: Altura = 35 mm Largura = 80 mm Espessura = 15 mm. Suas faces devem ser lisas sem saliência e com ângulos de 90 º. Os goleiros de todos os jogos serão fornecidos pela organização do campeonato.
Ele só poderá ser deslocado pelo seu técnico quando for defender chutes à gol dados pelo seu adversário (neste caso deverá ser posicionado dentro da pequena área, podendo seu técnico optar por deixa-lo em seu lugar de origem dentro da grande área) ou estiver de posse de bola.
O goleiro deve sempre estar apoiado em uma de suas faces de dimensão 15 X 80 mm. Se vier a se apoiar de maneira diferente, deve ser imediatamente na posição correta definida acima e no local em que se encontrava.
Toda vez que a bola parar dentro da pequena área, a posse será do goleiro e só este poderá movimentá-la.
Se a bola tocar no goleiro fora da grande área, seja em defesa ou não, será considerado pênalti.


Técnico
Chama-se técnico a pessoa encarregada de conduzir os jogadores.


Tempo de jogo
A duração das partidas compreenderá um período único de dez minutos. Ao serem completados os 10 minutos de jogo será permitido o complemento da próxima jogada, encerrando-se o jogo após o próximo pedido de chute ao gol ou a bola sair pelas linhas laterais ou de fundo, o que ocorrer primeiro.


Início da partida
Será decidido por sorteio a escolha do campo e quem deverá iniciar a partida.
Todos os jogadores deverão estar posicionados dentro do seu próprio campo.
O toque inicial deverá ser feito sempre para frente, e a bola deverá ser tocada para outro jogador, que a partir deste momento estará autorizado a chutar para gol. Caso erre o primeiro toque o técnico tem direito a executar nova saída. Caso algum jogador não esteja posicionado dentro do próprio campo na saída será marcada reversão, passando a posse de bola para o adversário.




O jogo e sua regulamentação
Cada equipe tem direito a 12 toques coletivos. Não há cancelamento de toques exceto quando a posse de bola passa para o adversário após a bola ter tocado um botão ou goleiro deste. É obrigatório o chute a gol no último toque coletivo. Caso não seja possível ao técnico efetuar o chute no décimo segundo toque será punido por falta técnica, com tiro livre indireto. Caso o técnico que está com a posse da bola consiga um escanteio ou arremesso lateral, a quantidade de toques coletivos será zerado. Recomeça-se a contagem de toques após o adversário ter tocado na bola.


Se, ao ser acionado o jogador tocar em jogador adversário antes de tocar na bola será marcada a falta, caso ocorra o toque em dois ou mais jogadores antes de tocar na bola o jogador que cometeu a falta será expulso e ficará fora de jogo o restante da partida. Para cobrança de faltas, escanteios ou laterais só é permitida a movimentação do botão que irá efetuar o lance, os demais não deverão ser mexidos.


O chute a gol só é permitido no campo adversário, sempre precedido de aviso, tendo o jogador cinco segundos para chutar.


O técnico que for posicionar o goleiro para defender um chute a gol, terá cinco segundos para arrumá-lo, sob pena de o adversário poder chutar mesmo que sua mão esteja no goleiro.


No momento de chute a gol não é permitido o jogador (botão) atacante dentro da pequena área. Caso haja, este deverá ser deslocado para junto de uma das linhas verticais da grande área do lado de fora próximo à linha de fundo (a que estiver mais próxima) com condições de poder intervir no jogo novamente.
O jogador que sair de campo em conseqüência de qualquer jogada poderá intervir novamente, sendo colocado no local em que saiu do campo.
Quando a bola ficar presa entre dois botões (um de cada equipe), o técnico que provocou a situação continuará de posse da bola.


No caso de uma bola prensada entre dois botões adversários sair fora de qualquer uma das quatro linhas demarcatórias do campo, a posse da bola será da equipe que provocou a prensada. A caracterização da prensada só se dará quando a bola indicar desvio visível.


O gol será válido quando a bola entrar inteiramente na meta. O gol contra é válido quando o técnico atrasar a bola de qualquer lugar do campo para o goleiro ou no rebote de um chute a gol contra o adversário a bola bater no goleiro, trave ou em qualquer botão e entrar na sua própria meta.


É considerado penalti quando a bola bater no técnico, suas roupas, palheta, etc. quando alguma destas partes estiver dentro do campo de jogo faltas dentro da área também são consideradas pênalti, assim como se o técnico tocar no goleiro sem autorização, exceto para levantá-lo.
O tiro penal é batido na sua marca correspondente. Todos os jogadores devem ficar fora da meia lua e da grande área (exceto o cobrador e o goleiro). O goleiro é colocado sobre a linha de fundo, sob o travessão, em posição vertical não devendo aparecer a linha à sua frente.


Tiro de meta deverá ser batido quando a bola cruzar a linha de fundo, tendo sido pedido ou não tiro a gol. No tiro de meta a bola deverá sair fora da grande área, caso contrário deverá ser repetido por três vezes, sob de reverter o lance em tiro de canto para o adversário. O tiro de meta é cobrado com o goleiro ou com o botão.
Tiro de canto é batido quando a bola é tocada pelo técnico contra a sua própria linha de fundo, o goleiro faz uma defesa ou um botão faz um corte na bola chutada. O tiro será batido de um dos quartos de círculo que existem dentro dos quatro ângulos de 90º dentro do campo de jogo, não podendo o botão encarregado tocar qualquer linha quando posicionado para tal.


Quando a bola sair pelas linhas laterais, deverá ser batido arremesso lateral com o jogador e a bola colocados além das linhas.


Não há jogadores fora de jogo. Todos que ocuparem lugar dentro ou fora das quatro linhas estarão em jogo.


Os jogadores só poderão ser arrumados nas saídas com bola ao centro e nas cobranças de tiro de meta.

2 comentários:

  1. Olá, amigos!
    Legal, depois nos matenha informados deste campeonato, ok ???

    ResponderExcluir
  2. Olá Sergio

    Com certeza manteremos informados, e espero que esse seja o primeiro de muitos campeonatos e que no futuro proximo tb. espero que nossa Liga tenha estrutura para organizar campeonatos como este que a Mille esta organizando.

    ResponderExcluir