quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mesa de botão... Passarela dos nossos craques!!!

Eu lembro perfeitamente do dia em que ganhei de meu saudoso pai, meu primeiro Estrelão! Após uns poucos dias jogando com os meus "panelinhas" da Estrela na mesa da cozinha, passei a ter "a melhor mesa do mundo"! E uns meses depois, ganhei dele uma mesona, com pés, que foi a sesação do bairro!!! Era a minha "Arena Estádio Olímpico". Ela tinha uma espécie de película untra fina e brilhosa como "assoalho"... Olha, com um talquinho em cima... o botão corria que era uma maravilha!!! O Estrelão e Xalingão tem uma textura agradável e do tipo que gosto de jogar. Não sou fã de um deslize tããão longo assim... Gosto de uma "corrida" natural. Hoje eu tenho uma mesinha que comprei para ir "brincando" em casa, sozinho. Ela tem um "gramado" um pouco mais "áspero", mas o desenvolvimento do jogo vai bem. Faço até torneios sozinho nela. Mas vou comprar uma maiorzinha, para continuar brincando e a meta é voltar a ter uma mesa grandona.
As tais mesas que citei, ganhei no fim dos anos 70... Nem lembro como "acabou" minha Estrelão, mas a outra, grandona, como fiquei sem ter com quem jogar, ela foi sendo usada como barreira na porta, para os cães não entrarem em casa, depois ficou na garagem... área de serviço... até que sofreu um acidente e ganhou uma rachadura numa das grades áreas... Doeu em mim!!!
E os nobres leitores e botonistas amigos, alguma história sobre suas mesas???

10 comentários:

  1. Eu também tive um Estrelão que me foi dado pelo menino que me ensinou a jogar.
    O pai dele era marceneiro e fez uma mesa 'enorme' e ele resolveu me dar o Estrelão, já que eu era o único dos que jogavam que não tinha mesa, pois o pai dele costumava arranjar umas placas daquele mesmo material do Estrelão, mas com a face marron. Ele riscava as linhas do campo e dava para um dos meninos que iam jogar lá.
    Eram boas as mesas que ele fazia, era o mesmo que jogar no Estrelão.
    O presente durou até meados dos anos 80, quando por muito uso, as madeiras da beirada foram se destacando. Ainda rebati uns preguinhos daqueles finos, mas não dava mesmo. Lá se foi a "Gávea Do Rio Comprido" embora...

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrs... Ble ahistória, meu amigo... Gávea do Rio Comprido... gostei dessa!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A minha primeira mesa, eu a adquiri em um lugar inusitado ( em um lixão, naquelas brincadeiras de criança " bons tempos " ) nos anos 80, o que me lembro era que ela não tinha aquelas laterais de madeira e o meio de campo ja estava bem gasto e antes de jogarmos tinhamos que ficar entordando os lados para que ela ficasse reta, não sei que fim levou mas marcou historia na minha epoca.

    ResponderExcluir
  5. Bela narrativa, Douglas. Realmente tínhamos que dar sempre um jeito de prorrogar a vida útil das nossas mesas...

    ResponderExcluir
  6. Saabe em Douglas, me fez relembrar bons momentos.
    Ja tive uma mesa estrelão , lembrome que Ô estádio da rua e la que treinávamos para jogar contra outras crianças de outras ruas. Meu estrelão durou pouco pois entortou rádio, empenou e não teve jeito, com issu começamos a treinar no chão de taco para os jogos e perdemos alguams semanas a "sede". Tempos depois o pai de uma amigo comprou outro novinho e por muuito tempo e muuito mais cuidado mantivemos nosso campo para jogarmos.
    Boa matérias Douglas..boas lembranças...e dá-lhe botão

    ResponderExcluir
  7. Olá, Glauco ( L.P.F.M )

    Obrigado pelo comentario, mas os creditos da postagem é do amigo Sergio da AMGFB.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Opa..belo comentário então Sérgio. Vi a coluna do Sérgio no site http://www.futeboldemesanews.com.br/colunistas/sergio-junior. Muito legal eu aconselho.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, pessoal! Obrigado pela citação, Glauco... E pelo apoio, Douglas... Logo mando mais matérias para o Futebol de Mesa News, pois preciso aprender a usar a ferramenta de envio direto. Vamos todos nesta empreitada...

    ResponderExcluir
  10. Belas narrativas,Sérgio,Douglas e Glauco!A minha primeira mesa foi um estrelão e suas proteções laterais não duraram muito,mas eu não quis me desfazer dele e preguei umas madeiras mais altas nele e ai fiquei com o unico estádio diferente da turma.rsss

    ResponderExcluir